Formações – Auxiliar de Medicina Dentária

Nos últimos anos a Medicina Dentaria tem vindo a ocupar um lugar importante na minha vida profissional. Assim sendo, o estudo autodidata e a participação em diversas formações sobre esta área são uma das maneiras que me permitem aprofundar os meus conhecimentos.

O contacto e troca de conhecimentos com os vários profissionais da área, Assistentes Dentários, Médicos Dentistas, Técnicos de Próteses Dentárias, Técnicos de Equipamentos, entre outros, são preciosos meios para atingir o objetivo  de me tornar um profissional com melhores conhecimentos teóricos e práticos.

Neste momento, para além da minha função como Assistente Dentário, sou também formador de um curso para Assistentes Dentários. Aceitei este desafio, com o intuito de partilhar os conhecimentos que tenho adquirido pois acredito que é uma boa bagagem para a formação de bons profissionais.

Esta experiência tem sido um desafio ambicioso, e não o posso julgar como conquistado. Ao longo desta etapa tenho tentado procurar a autocrítica nas minhas prestações, tornando assim a evolução constante da informação que transmito e sobretudo, a  forma como a transmito, pois cada turma tem apresentado barreiras pedagógicas diferentes as quais uma flexibilidade de adaptação é indispensável. O perfil das diferentes turmas é bastante heterogéneo, fazendo com que o desafio esteja sempre presente e seja sempre diferente no inicio de cada formação que começo. A diferença de conhecimentos profissionais e os diferentes níveis de formação são dois dos exemplos mais frequentes.

Obrigado a todas as formandas pela vossa confiança, e sobretudo por me ensinarem a ensinar.